Print Page   |   Sign In   |   Register
Painel: Aplicando uma lente de gênero no apoio ao Empreendedorismo: Insights do Brasil
Tell a Friend About This EventTell a Friend
 

3/10/2020
When: 10/03/2020
08:30
Where: Centro Brasileiro Britânico - Rua Ferreira de Araújo 741 - Pinheiros
São Paulo, Pinheiros  05428-002
Brazil
Contact: Rebeca Yoshisato

« Go to Upcoming Event List  

 

 

Em 2019, a ANDE se juntou ao Institute of Development Studies, da Universidade de Sussex (UK), uma instituição líder global em pesquisa e aprendizagem, conhecida por seu trabalho sobre empoderamento de gênero, e membros da ANDE para explorar lentes de gênero no empreendedorismo no Brasil.  Os  insights e resultados dessa série de eventos, pesquisas e conversas – que foram  apoiados pelo British Council – serão resumidos no estudo: "Aplicando uma Lente de Gênero ao Apoio ao Empreendorismo: Insights do Brasil". Gostaríamos de convidá-lo para o painel de dicussão, onde compartilharemos e levantaremos questões a partir deste aprendizado, ao lado das experiências concretas de organizações que já estão trabalhando com uma lente de gênero.

AGENDA

08:30: Café da Manhã e credenciamento

9h: Jodie Thorpe - É especialista no campo de negócios inclusivos, com mais de 15 anos de experiência em pesquisa, aprendizado e estratégia. Trazendo um background um pouco mais acadêmico, com cases e experiências mundiais, Jodie apresenta nesse estudo uma visão global de lente de gênero e depois faz um recorte dos aprendizados e desafios no Brasil.

9h40: Ítala Herta - Co-fundadora da Vale do Dendê vai apresentar como sua empresa, que utiliza metodologias criativas através de consultores experientes em inovação e diversidade, aproxima os conceitos do Vale do Silício para as populações de baixa renda pois acreditam em inovação acessível para todos. A Vale do Dendê gerencia uma aceleradora que selecionou 30 startups que trabalham com economia criativa e tecnologia que desenvolve produtos e soluções de baixo custo com alto impacto econômico e social.

10h: Renata Truzzi - A NESsT investe em negócios sociais que geram empregos dignos para as pessoas mais necessitadas. Nossos investimentos criam emprego nas comunidades mais pobres, para que se tornem auto-suficientes para determinar seu próprio futuro. Já investimos US$ 19 milhões em 190 empresas sociais que melhoraram a vida de mais de 650.000 pessoas. Em 2019, por meio de um Grant da ANDE Global (GLIM), nós desenvolvemos uma metodologia para o investimento com Lentes de Gênero. Neste ano, analisamos nossas métricas (de mais de 20 anos de experiência com a ajuda da Berkeley University), documentamos as melhores práticas, entrevistamos os empreendedores e beneficiários do nosso Portfólio NESsT, analisamos o alinhamento das respostas entre empreendedores e beneficiários. Em 2020, a nossa meta é compartilhar essa experiência para que mais instituições possam se inspirar a adotar lentes de gênero em suas práticas.