Language
Portuguese

This content is also available in: Español, Português

"Nos últimos anos, poucas pesquisas têm focado em investimentos de impacto na América Latina apesar de comunidades crescentes e ativas de investidores de impacto estarem presentes em muitos dos países da região. Este relatório representa um passo em direção ao preenchimento desta lacuna de conhecimento, oferecendo um panorama do setor de investimentos de impacto na América Latina. A primeira parte do relatório traz uma análise regional de tendências gerais de captação de fundos, operações e saídas, com enfoque especial no desenvolvimento de potenciais empreendimentos, assistência técnica, mensuração de impacto, talentos e gênero. Após esse resumo, encontram-se análises aprofundadas sobre investimentos de impacto em três mercados-chave nos quais essa indústria se encontra mais desenvolvida: Brasil, Colômbia e México."

READ MORE

"Este documento é um guia estratégico desenvolvido pela Argidius Foundation e Dalberg Advisors para apoiar organizações de apoio a empreendedores (Business Development Services ou BDS na sigla em ingês) para a adoção efetiva de práticas e ferramentas digitais. O guia explora as práticas e oportunidades atuais em todo o setor para orientar organizações de apoio a empreendedores sobre o uso de tecnologias digitais para prestar serviços aos empreendedores de forma eficaz e inclusiva."

READ MORE

"Nos últimos cinco anos, a GALI tem coletado dados sobre aceleradoras ao redor do mundo e empreendedores que buscam seus apoios, com foco especial em aceleradoras operando em economias em desenvolvimento. Ao analisar esses dados e entrevistar dezenas de indivíduos sobre suas experiências com aceleradoras, o projeto conseguiu divulgar mais de 30 publicações sobre assuntos incluindo a eficácia das aceleradoras, o papel do
gênero no desempenho dos fundadores de startups, a aceleração em diferentes regiões, fontes de financiamento de aceleradoras, entre outros. Esse relatório serve como uma síntese das descobertas mais importantes dessa pesquisa, com contribuições práticas para gestores dos programas de aceleração, empreendedores, fundadores, investidores e outros stakeholders que apoiam e estão engajados com aceleradoras ao redor do mundo."

READ MORE

"Este relatório analisa o desempenho de empreendimentos em estágio inicial que se candidataram a programas de aceleração utilizando diversas
métricas de crescimento antes, durante e depois da aceleração. Com base em uma amostra única de 2.599 empreendimentos que se candidataram a 212 programas de aceleração, comparamos as trajetórias daqueles que participaram e não participaram desses programas para aprendermos mais sobre as mudanças na receita e no financiamento ao longo do tempo. Também comparamos resultados entre programas e sintetizamos as contribuições das entrevistas com empreendedores de alto desempenho e gerentes de programas de aceleração para entender como a aceleração pode impulsionar o desenvolvimento de empreendimentos a longo prazo."

READ MORE

"O estudo aproxima o conceito usado pela ANDE de “Pequenas Empresas em Crescimento” ou “Small and Growing Businesses” dos conceitos praticados aqui no Brasil pelo BNDES, IBGE, Receita Federal e Sebrae no setor de empreendedorismo. Além disso, apresenta exemplos de SGBs alinhadas às áreas foco da ANDE, bem como de organizações de apoio ao empreendedorismo no Norte e Nordeste e com foco em periferias, para ilustrar o rico universo deste campo empresarial em regiões onde a ANDE tem interesse específico."

READ MORE

"Este relatório oferece uma retrospectiva dos principais avanços e tendências no setor em 2019, além de insights relevantes baseados em dados iniciais e emergentes do potencial impacto da pandemia da COVID-19 nessas tendências."

READ MORE

"Existe, na comunidade empresarial, um reconhecimento crescente dos benefícios proporcionados pela diversidade e, mais especificamente, pelo investimento em mulheres e na igualdade de gênero. Apesar deste interesse crescente, a maioria dos investidores e intermediários que trabalham com empresas sociais e pequenas e médias empresas em crescimento (SGBs), ainda estão dando os primeiros passos na compreensão da melhor forma de incorporar uma lente de gênero. Este estudo visa compartilhar lições e inovações do ecossistema brasileiro sobre como trazer essa lente para apoiar as SGBs brasileiras. O estudo se concentra em quatro tópicos-chave, que surgiram através de uma série de encontros, convocados pela Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE) e apoiados pelo IDS, para catalisar a liderança do pensamento sobre inclusão de gênero e investimentos no Brasil."

READ MORE

"O estudo, de natureza descritivo-exploratória, busca compreender as condições necessárias para o desenvolvimento da sustentabilidade financeira de organizações que oferecem apoio a empreendimentos de impacto. Entre seus objetivos específicos estão:
- Compreender o que os gestores dessas organizações entendem sobre sustentabilidade financeira.
- Identificar características organizacionais, de funcionamento e de atuação que influenciam a sustentabilidade financeira.
- Compreender projetos futuros, fatores limitantes e potencializadores para a consolidação da sustentabilidade financeira das OEIs.
- Identificar o impacto da COVID-19 na sustentabilidade financeira das OEIs e dos negócios apoiados.
- Identificar oportunidades de ação a partir do cenário estudado."

READ MORE

"Esta publicação tem como objetivo relatar as experiências, os desafios e os casos de sucesso do Piloto Juventude Empreendedora, iniciativa do CIEDS, em parceria com a Fundação Itaú Social, que desenvolveu uma metodologia de educação empreendedora para estudantes de escolas públicas, de 14 a 21 anos, residentes em favelas da região metropolitana do Rio de Janeiro, ao longo do ano de 2017."

READ MORE

"Este relatório busca demonstrar quanto os negócios sociais efetivamente endereçam a desigualdade de gênero e o empoderamento feminino no Brasil. O relatório explora os pontos fortes e as fraquezas do negócio social enquanto mecanismo para o empoderamento de mulheres e contempla as diferentes maneiras em que está aplicado para tanto. Também é examinada a ideia que o negócio social, enquanto modelo de negócios, possa promover o empoderamento feminino mesmo que este não seja seu objetivo específico."

READ MORE