Country
Brazil

This content is also available in: Español, Português

"Nos últimos anos, poucas pesquisas têm focado em investimentos de impacto na América Latina apesar de comunidades crescentes e ativas de investidores de impacto estarem presentes em muitos dos países da região. Este relatório representa um passo em direção ao preenchimento desta lacuna de conhecimento, oferecendo um panorama do setor de investimentos de impacto na América Latina. A primeira parte do relatório traz uma análise regional de tendências gerais de captação de fundos, operações e saídas, com enfoque especial no desenvolvimento de potenciais empreendimentos, assistência técnica, mensuração de impacto, talentos e gênero. Após esse resumo, encontram-se análises aprofundadas sobre investimentos de impacto em três mercados-chave nos quais essa indústria se encontra mais desenvolvida: Brasil, Colômbia e México."

READ MORE

"Salaried wage jobs are the distinguishing feature separating the middle class from the poor in
developing countries (Banerjee and Duflo 2008). Where do salaried wage jobs come from, and
how can small and medium-sized firms create more of them? We review the evidence on
constraints to growth of small and medium enterprises. We first examine evidence on
constraints to capital and skilled labor, firms’ primary inputs to production. We then consider
factors that affect the efficiency with which firms are able to transform inputs into outputs,
focusing on managerial talent. Finally, we look at the importance of linking firms to markets
and the role of demand in generating firm growth. We conclude with a proposal for a research
agenda built around important but unanswered questions. "

READ MORE

"This data summary includes information from 843 ventures operating in Brazil, contributed by 35 accelerator programs."

READ MORE

"O estudo aproxima o conceito usado pela ANDE de “Pequenas Empresas em Crescimento” ou “Small and Growing Businesses” dos conceitos praticados aqui no Brasil pelo BNDES, IBGE, Receita Federal e Sebrae no setor de empreendedorismo. Além disso, apresenta exemplos de SGBs alinhadas às áreas foco da ANDE, bem como de organizações de apoio ao empreendedorismo no Norte e Nordeste e com foco em periferias, para ilustrar o rico universo deste campo empresarial em regiões onde a ANDE tem interesse específico."

READ MORE

"Within the entrepreneurial community there is growing recognition of the benefits of diversity, and more specifically of investing in women and gender equality. Despite this rising interest, most investors and intermediaries working with social enterprises and small and growing businesses (SGBs) are still in the early stages of understanding how best to incorporate a gender lens. This knowledge brief aims to share lessons and innovations from the Brazilian ecosystem on bringing a gender lens to supporting Brazilian SGBs. It focuses on four key topics, which emerged through a series of engagements, convened by the Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE) and supported by the Institute of Development Studies (IDS), to catalyse thought leadership on gender inclusion and investing in Brazil."

READ MORE

"Existe, na comunidade empresarial, um reconhecimento crescente dos benefícios proporcionados pela diversidade e, mais especificamente, pelo investimento em mulheres e na igualdade de gênero. Apesar deste interesse crescente, a maioria dos investidores e intermediários que trabalham com empresas sociais e pequenas e médias empresas em crescimento (SGBs), ainda estão dando os primeiros passos na compreensão da melhor forma de incorporar uma lente de gênero. Este estudo visa compartilhar lições e inovações do ecossistema brasileiro sobre como trazer essa lente para apoiar as SGBs brasileiras. O estudo se concentra em quatro tópicos-chave, que surgiram através de uma série de encontros, convocados pela Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE) e apoiados pelo IDS, para catalisar a liderança do pensamento sobre inclusão de gênero e investimentos no Brasil."

READ MORE

"Este relatório busca demonstrar quanto os negócios sociais efetivamente endereçam a desigualdade de gênero e o empoderamento feminino no Brasil. O relatório explora os pontos fortes e as fraquezas do negócio social enquanto mecanismo para o empoderamento de mulheres e contempla as diferentes maneiras em que está aplicado para tanto. Também é examinada a ideia que o negócio social, enquanto modelo de negócios, possa promover o empoderamento feminino mesmo que este não seja seu objetivo específico."

READ MORE

"Este relatório tem três funções principais. Ele foi encomendado pelo Conselho Britânico, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), como parte do Programa de Engajamento e Desenvolvimento Profissional do Newton Fund no Brasil. O foco no Brasil é oferecer apoio a empreendedores criativos e desenvolver mecanismos que incentivem uma Economia Criativa mais diversificada, inclusiva e confiável."

READ MORE

"A pesquisa tem como objetivo compreender melhor a atuação, governança e dificuldades encontradas pelos empreendedores criativos e sociais do Brasil."

READ MORE

"Esta tese tem como objetivo apresentar os principais desafios de empregabilidade que a população em situação de vulnerabilidade econômica no Brasil enfrenta e mapear oportunidades para o desenvolvimento de negócios de impacto social que possam apoiar a redução das desigualdades e trazer melhorias às vidas dessas pessoas."

READ MORE